Teve lugar no mês de Novembro de 2012, na cidade de Maputo, uma sessão de capacitação sobre a Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva direcionada a Organizações da Sociedade do País.
A sessão organizada pelo Secretariado da ITIE e pela Agência implementadora da estratégia de Cooperação Internacional do Governo da Alemanhã (GIZ) teve como objetivo, por um lado, ampliar o conhecimento sobre a ITIE no contexto da necessidade de um maior engajamento da sociedade civil no processo de implementação da iniciativa e, por outro lado, formar multiplicadores para a disseminação da ITIE e dos relatórios de reconciliação em todo o País.
Estiveram presentes no encontro, organizações da sociedade civil de cada uma das províncias de maior relevância para o sector de recursos minerais, como é o caso de Tete, Cabo Delgado, Nampula, Inhambane, Manica e Zambézia, além de organizações baseadas em Maputo.
No final de dois dias de capacitação, as organizações convidadas avaliaram positivamente o encontro, pois, segundo eles, puderam aprofundar o seu conhecimento sobre a iniciativa o que lhes permite agora poder partilhar com mais credibilidade informação relevante sobre a ITIE. Os participantes deixaram ainda algumas recomendações aos organizadores do evento, sugerindo que sessões como estas deviam ser replicadas noutras zonas do País, e que se pensasse futuramente na criação de comités locais para permitir uma melhor e mais estreita partilha de informação entre a ITIE e as diferentes organizações e comunidades interessadas, localizadas um pouco por todo País.